10 de agosto de 2017

Festa do Japão 2017

A Festa do Japão (programação completa de atividades e atrações nos dois dias aqui) está em sua 16ª edição e, com o apoio do Consulado Geral do Japão, é organizada pelo Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ), Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro (RENMEI), Associação Nikkei do Rio de Janeiro (NIKKEI) e Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro (CÂMARA).

A data de comemoração da Festa do Japão é no 3º sábado e 3º domingo de agosto, após sancionada, pelo Prefeito Eduardo Paes, a Lei Municipal no. 5.146 de 7 de janeiro de 2010. A lei foi publicada no Diário Oficial do Município em 8 de julho de 2015.

Todo ano atrai dezenas de milhares de pessoas que gostam e admiram a cultura japonesa. A programação é repleta de atividades culturais e gastronômicas.

O Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ) participa com sua tenda cultural e tem a missão de divulgar a cultura japonesa e fortalecer os laços entre os dois países.

O Instituto foi fundado há 60 anos, em assembleia presidida pelo embaixador brasileiro Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, a convite do embaixador japonês. Sua sede própria foi doada pelo Governo Japonês, por interveniência do embaixador Yoshiro Ando, e inaugurada, em 14 de junho de 1958, com as presenças do Príncipe Mikasa, da Princesa Yuriko e de autoridades de ambos os países.

SOBRE A 16ª EDIÇÃO (2017)

Nesta 16ª edição, que será realizada nos dias 19 (das 17h às 23h) e 20 de agosto (das 10h às 18h), no Aterro do Flamengo, a programação estará repleta de atividades culturais. O Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ) promoverá em sua tenda as exposições “Um país chamado Japão” e “Sabedoria oriental”, com informações e curiosidades sobre essa cultura milenar.

Serão expostos ainda trabalhos de ikebana (arranjos florais), origami (dobradura de papel), oshie (arte com papel e retalhos de tecido em alto relevo), shodō (caligrafia japonesa) e haikai (poemas curtos). Algumas das obras de origami e oshie, inclusive, estarão à venda. Como de costume, milhares de admiradores da cultura japonesa são esperados nos dois dias de evento. Os visitantes também podem levar para casa seus nomes escritos em caligrafia japonesa.

“Esse é um evento muito significativo para a integração das culturas brasileira e japonesa. Aqui mostramos um pouco dos valores e da produção da cultura nipônica e convidamos a todos a participarem dessa festividade. O ICBJ completa 60 anos em 2017 e para nós é um privilégio comemorar o conhecimento, a união e a harmonia entre os povos”, declara o presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão, Sohaku Bastos.

Caricaturas em estilo mangá

Pela primeira vez, a tenda cultural do ICBJ terá a presença do designer gráfico Gustavo Sakatsume, que estará no sábado (19/8), das 17h às 22h, e no domingo (20/8), das 13h às 17h, para produzir caricaturas em estilo mangá.

Apresentação de karatê, nova modalidade dos Jogos Olímpicos

No domingo, dia 20, às 16h, está prevista uma apresentação de karatê, coordenada pelo presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão, Sohaku Bastos, que explicará mais sobre essa arte marcial e a importância da inclusão desse esporte como nova modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Diversas entidades que fazem parte da Aliança Nipo-Brasileira de Karatê-do, criada pelo ICBJ e que reúne todos os estilos do karatê, participam da demonstração.

“É a primeira vez que essas entidades, reunidas através da Aliança, se apresentam no Rio de Janeiro. Com isso, pretendemos estimular a participação de atletas de todas as confederações e federações nas próximas Olimpíadas”, explica Sohaku.

Sorteio de bolsas de estudo

Em comemoração aos 60 anos da instituição, serão sorteadas bolsas de estudo para os cursos do ICBJ: língua japonesa, história & cultura do Japão, ikebana, shodō, origami, oshie, ninhonga (pintura), culinária japonesa e chanoyu (cerimônia do chá).

Outras atrações

Entre outras atrações culturais, a Festa terá apresentação de taiko (tambores), artes marciais (judô, sumô, aikido e karatê), música (canções japonesas e conjunto japonês de rock J. Coração) e cosplay.

Na parte gastronômica, o público poderá se deliciar com itens bem populares e requisitados entre os brasileiros, como: yakisoba, hot filadélfia, karê, guioza, harumaki, tempura, temaki, banana caramelada, udon, takoyaki, saraudon, sushi (califórnia, salmão skin, makizushi, inarizushi etc), obentô e grelhados (yakitori, espetinho de alcatra, linguiça no pão e salsichão). Haverá também produtos orientais, doces japoneses, artesanatos, quimonos e artigos de animê.

Realização:

– Instituto Cultural Brasil-Japão – ICBJ

– Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro – RENMEI

– Associação Nikkei do Rio de Janeiro – NIKKEI

– Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro – CÂMARA

Apoio:

– Consulado Geral do Japão do Rio de Janeiro

– Administração do Parque do Flamengo da Superintendência da Zona Sul da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

– Azuma Kirin

– Nissan

– AMBEV