27 de novembro de 2017

Núcleo de Haikai & Haiku ICBJ

Em 2014, foi criado o Núcleo de Haikai ICBJ (NHICBJ), dedicado ao estudo do “haikai” ou “haiku”, um estilo de poema japonês curtíssimo, que não tem título ou rima. Escrito em sílabas métricas (de 5,7 e 5), totalizando 17,   procura descrever um instante da realidade e deve conter termo referente as quatro estações do ano (Kigo).

O núcleo integra o “Projeto Tempo Literário ICBJ” e promove encontros mensais de haikaístas, historiadores e pesquisadores da arte literária, para discussão, análise e divulgação do universo poético do haikai.

A iniciativa valoriza não apenas as raízes nipônicas, mas as características que o haikai assumiu no âmbito da literatura brasileira; através da influência de autores europeus ou como legado cultural trazido pelos imigrantes japoneses. Ou seja, o estudo dos vários modelos que o poema adquiriu ao longo da trajetória como gênero poético: o Tradicional, o Guilhermino e o Livre.

O NHICBJ é aberto a todos os interessados e promove Saraus de Haikai; organiza o Espaço Haikai na Festa – anual do Japão, no Aterro do Flamengo; participa de eventos em instituições educativo-culturais, além de festivais e fóruns.