O Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Governo Japonês oferece as bolsas de estudo descritas abaixo.

Para informações, acessar o site: www.rio.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsas.html, ou pessoalmente no Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro (Av. Presidente Wilson, 231 / 14º. andar, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2240-2383 / E-mail: bolsa@ri.mofa.go.jp

Bolsa de Pesquisa – Pós-Graduação: Com duração de 18 e 24 meses para pesquisadores de até 35 anos, com a possibilidade de cursar mestrado e/ou doutorado em universidades japonesas. Geralmente as inscrições acontecem em maio, com vagas para os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, independente da área de especialização.

Bolsa de Graduação: Com duração de 5 anos, é voltado para estudantes entre 17 e 22 anos. As inscrições normalmente acontecem em junho, com previsão de algumas vagas para o Brasil todo.
Bolsa para Escolas Técnicas: para estudantes com ensino médio concluído, com idade entre 17 e 22 anos, com duração de 4 anos, em várias áreas tecnológicas (áreas de exatas). Normalmente as inscrições encerram em junho, com as vagas distribuídas em diversos países.

Curso Profissionalizante: Preferencialmente nas áreas de engenharia (civil, elétrica), arquitetura, telecomunicações, eletrônica, nutrição, educação infantil, secretariado, administração hoteleira, turismo, design de moda, design, fotografia. Voltado para estudantes com o ensino médio concluído e idade entre 17 e 21 anos, com duração de 3 anos. As inscrições ocorrem normalmente em junho.

Estudo de Língua e Cultura Japonesa: Para universitários matriculados no curso de língua ou cultura japonesa, com idade entre 18 e 30 anos. A duração da bolsa é de 1 ano. As inscrições ocorrem entre janeiro e fevereiro.

Informações gerais sobre as universidades japonesas, dicas de estadia no Japão, depoimentos de ex-bolsistas e relação de associações mundiais de ex-bolsistas no site Study in Japan: Comprehensive Guide: www.studyjapan.go.jp