CLUBE DO LIVRO ICBJ

ICBJ_clube_do_livro

CLUBE DO LIVRO

Nos últimos anos temos percebido no Brasil a presença cada vez maior de publicações literárias japonesas traduzidas para português, seja a do passado mais antigo do arquipélago como o Kojiki (escrito no séc. VIII), o Romance de Genji (escrito no séc. X) ou mesmo literaturas mais contemporâneas e modernas como de Natsume Sôseki, Yogo Ogawa, Yukio Mishima, Nagai Kafu, Yasunari Kawabata, Shusako Endo e Haruki Murakami – estes três últimos mais famosos pelo primeiro ter recebido o Nobel, o segundo ter tido um filme baseado em sua obra que estreou no Brasil “Silêncio” e o último por sua escrita de aspecto mais ocidental e pop.

Esse crescimento denota uma procura pela leitura ao modo nipônico ainda que muito de nicho e pensamos com esse projeto dar um novo horizonte ao conhecimento sobre obras e autores no âmbito dos estudos teóricos, das últimas notícias e debates realizados sobre.

Os encontros serão mensais às sextas-feiras, buscando manter o padrão de em toda 2º sexta-feira do mês, de 18h às 20h, onde através da leitura de obras iremos debater, conversar e analisar a arte da escrita japonesa e sua cultura. Cada membro será responsável por obter sua própria obra a qual deverá ler para os debates.