CLUBE DO LIVRO ICBJ

ICBJ_clube_do_livro

CLUBE DO LIVRO

Com o intuito de estimular a leitura e a difusão dos valores da cultura japonesa, o Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ) lançou, neste ano, o Clube do Livro. Gratuito e aberto a todo o público, sua atividade fomenta o debate de algumas das principais obras literárias japonesas. A análise de temas, como a estética, a moralidade, história e costumes norteará cada encontro.

“Este clube representa muito para nós e é mais uma iniciativa do Instituto na promoção do saber. Ler permite o conhecimento de si mesmo e do outro, desvela os mistérios e encantos do mundo. Ler é uma arte, um diálogo com o universo do próprio autor. Ler está também nas entrelinhas, no não-dito. A leitura nos conduz por mundos desconhecidos, novos hábitos, novos costumes, novas concepções de vida, de sociedades, e isso tudo nos faz crescer”, justifica o diretor João Baptista de Oliveira.

Os encontros serão realizados mensalmente e pretendem apresentar formas de escrita e pensamento não apenas a especialistas e leitores da literatura japonesa, como também a escritores, jornalistas, historiadores e ao público em geral.

Entre os autores a serem estudados, estão nomes como Yasunari Kawabata, Prêmio Nobel de Literatura em 1968, Shusaku Endo, que inspirou o filme “Silêncio”, e Haruki Murakami, conhecido por sua escrita de aspecto mais ocidental e pop.

A atividade do Clube do Livro integra o Núcleo Tempo Literário ICBJ, dedicado à discussão de diversas publicações ligadas à cultura japonesa e que já conta com outras duas iniciativas: a Sexta-Feira de Cultura, voltada a produções acadêmicas recentes, e o Núcleo de Haikai, que estuda esse tipo de poesia.

ICBJ_clube_do_livro
ICBJ_clube_do_livro_02