Chanoyu

Chado – A Cerimônia do Chá Japonesa

Muitos povos desenvolveram o hábito de consumir chá, mas poucos contribuíram para o desenvolvimento de aspectos culturais como o Japão. Foi lá que preparar e beber o matcha, a folha do chá verde em pó diluído em água quente, tornou-se a base de uma disciplina espiritual e estética que impactou a civilização japonesa: Chado, o Caminho do Chá. O surgimento desse conceito estético único, de inspiração Zen, foi importante para o desenvolvimento da apreciação sutil e austera beleza que podem ser descobertas em coisas aparentemente simples e despretensiosas.
Os ideais do Chado de SenRikyu (1522 – 1591) estão expressas em quatro ideogramas: WAKEISEIJYAKU, que significam harmonia, respeito, pureza e tranquilidade.

Com base nisso, as pessoas que estudam a disciplina do Chado aprendem a cuidar de cada aspecto envolvido: da ambientação, da seleção dos objetos empregados na cerimônia, da prática da etiqueta, da comida e até mesmo da água utilizada. Através do treinamento e do estudo, manifestam o desejo de refinarem e cultivarem a si mesmos. Venha experimentar e participar de um exemplo de uma cerimônia de chá.

Serving the bowl of tea Chanoyu 02