Curso de História & Cultura do Japão

O Instituto Cultural Brasil-Japão inicia o primeiro Curso de História & Cultura do Japão, em apoio pelo Grupo de Estudos sobre História do Japão da UFF, onde estudaremos desde o surgimento dos arquipélagos japoneses, passando pela história dos guerreiros samurais, a chegada do Ocidente e indo para além da presença nipônica nas grandes Guerras Mundiais.

O Curso será ministrado por pesquisadores gabaritados no estudo da nipologia como o Prof. Douglas Almeida, formado em história pela UFF e Coordenador do de um laboratório de pesquisas na mesma além de pesquisador em outros espaços acadêmicos.

Não é necessário ensino superior para realização deste curso, mas o conhecimento desenvolvido tem como fundamento as pesquisas realizadas na área.

O curso de História & Cultura Japonesa do ICBJ é estruturado em três módulos semestrais:

PRIMEIRO MÓDULO

PERÍODO ANTIGO & CLÁSSICO

Estudaremos desde o período Jo Mon (c. 15000 – 300 a.C.) com a chegada dos primeiros povos ao arquipélago japonês e a estruturação do Império Yamato, até a consolidação de sua cultura clássica na Era Heian (794-1185 d.C.).

SEGUNDO MÓDULO

PERÍODO FEUDAL

O segundo módulo inicia com a formação do Shogunato Kamakura (1185-1333) com o surgimento dos primeiros guerreiros samurais até a chegada do Ocidente pelo Comodoro Matthew C. Perry na Era Edo (1600-1868).

TERCEIRO MÓDULO

PERÍODO CONTEMPORÂNEO

O último módulo trabalha todo período contemporâneo quanto a situação das grandes guerras, economia, política e desenvolvimento cultural com as diversas bases de debates teóricos das relações ocidente-oriente desde o Período Meiji (1868-1912) até o período atual.

MATRÍCULAS ABERTAS PARA CURSO DE HISTÓRIA DO JAPÃO

Período Antigo & Clássico - 6ª feiras: 16h às 18h, início dia 15/09/17 

Período Feudal - 6ª feiras: 14h às 16h, início dia 15/09/17 

Período Feudal - 5ª feiras: 16h às 18h, início dia 14/09/17

OBJETIVOS DO CURSO:

  • Debater a importância do estudo da história oriental em geral e da história japonesa em específico, bem como o espaço que vem ocupando no meio acadêmico atualmente;
  • Diferenciar a periodização da história japonesa em relação à história ocidental;
  • Apresentar todas as diferentes eras da história japonesa como um panorama para posterior aprofundamento;
  • Apresentar possibilidades de trabalho e fontes para pesquisa em história do Japão;
  • Cooperar com a preparação e formação de pesquisadores capacitados para trabalhar com história do Japão no meio acadêmico.

Venha assistir a uma aula de demonstração, sem compromisso.

MAIS INFORMAÇÕES

Use o formulário abaixo para solicitar informações.