21 de dezembro de 2015

Ikebana

A Essência do Ikebana

Arte Tradicional Japonesa de Arranjo Floral

Acompanhando as transformações próprias da vida, a arte do Ikebana, também conhecida  como Kadô (caminho das flores),  que tem sua origem nas oferendas de flores nos altares budistas no século VI, também passou a expressar suas criações através de novas formas e materiais.

O Ikebana tem possibilidades ilimitadas, apresentando-se em diversos estilos. O ICBJ segue a escola Seiguetsu-ryu, um estilo contemporâneo da cerimônia do chá que nasceu no Brasil em 1955.
Esta arte sintetiza a própria essência da alma japonesa, refletindo na beleza do arranjo criado, o significado da existência humana como parte da natureza e o resultado desta sublime interação.

A mestre Masuo Otsuka, diplomada pelo Iemoto Gran Mestre Onizuj da Escola Seigetsu, iniciou suas atividades  no país em 1960 quando em 1973 na ocasião da 12ª Bienal Internacional de São Paulo recebeu o seu grande incentivo à divulgação e assim desde 1982 vem honrando o ICBJ com a sua participação. É membro da Associação Brasileira de Ikebana.
A duração do curso é de um ano, com início em março, contudo o participante poderá se inscrever a qualquer tempo. São dois encontros mensais com aulas práticas com diferentes tipos de materiais. A maioria dos materiais é de fornecimento do ICBJ.

Venha dar vida às flores conforme o significado do ideograma abaixo, uma arte tão especial que realiza a representação do céu, terra e o homem transmitindo a harmonia, o equilíbrio, ritmo e a beleza dessa relação.

Ikebana 365 x365 02 Ikebana 365 x365 01