Topo

O 1º Chá Cultural de 2024 no Consulado Geral do Japão no Rio

Publicado em 24 de março de 2024  |  Categoria Notícias

No dia 20 de março aconteceu a primeira edição de 2024 do Chá Cultural do ICBJ, nas dependências do Consulado Geral do Japão no Rio, numa feliz cooperação com o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e executada pela Academia Nipo-Brasileira de História e Cultura Japonesa do ICBJ. Foi pensada uma temporada de […]

Continuar lendo >>

Chancelaria japonesa se encontra com lideranças femininas no RJ

Publicado em 27 de fevereiro de 2024  |  Categoria Notícias

A Chanceler do Japão, Srª Yoko Kamikawa, realizou uma reunião na residência do Cônsul Geral do Japão no Rio, aproveitando-se de sua passagem no país em razão do G20. O encontro intitulado “Women, Peace and Security + Inovação no Rio” prestou-se a pensar e discutir problemas sociais que afligem as mulheres, em sua maioria.

Continuar lendo >>

Vice-Presidente do ICBJ é homenageado pelo Cônsul Geral do Japão no Rio

Publicado em 25 de fevereiro de 2024  |  Categoria ICBJ na mídia

Cerimônia realizada no primeiro dia do mês de fevereiro, o Sr. Keizo Akamatsu, 1º vice-presidente do Instituto Cultural Brasil Japão, foi homenageado pelo Cônsul Geral do Japão no Rio, o Sr. Takashi Manabe, na sua residência em Ipanema.

Continuar lendo >>

A ESTREIA DO CINE ICBJ 2024

Publicado em 23 de fevereiro de 2024  |  Categoria Notícias

Inaugurando o calendário cultural de 2024, o ICBJ realizou na tarde do dia 23 de fevereiro a primeira edição do Cine ICBJ, uma das mais antigas atividades culturais do Instituto. No dia de sua primeira realização, o evento se prestou à exibição de um filme japonês e uma discussão mediada pelo professor Douglas Almeida, minuciando os meandros da análise fílmica japonesa. A dinâmica configura o formato padrão do evento para as suas próximas edições.

Continuar lendo >>

Inscrições para Bolsa de Estudos no Japão até dia 16 de fevereiro!

Publicado em 31 de janeiro de 2024  |  Categoria Notícias

Novidade para quem está a procura de experiências em intercâmbio! O MEXT está com inscrições abertas para três programas de bolsa de estudos: Língua e Cultura Japonesa, Língua e Cultura Japonesa Para Descendentes e Treinamento de Professores.

Continuar lendo >>

PAVILHÃO JAPONÊS RECEBE A EXPOSIÇÃO DE HAIGAS PARA O ANIVERSARIO DE SÃO PAULO

Publicado em 25 de janeiro de 2024  |  Categoria ICBJ na mídia

No dia 25 de janeiro último, aniversário dos 470 anos da cidade de São Paulo e aniversário dos 70 anos do Pavilhão Japonês do Parque Ibirapuera, marco da história da amizade nipo-brasileira, a exposição de haiga dos senhores Massami Uyeda e Bruno Silvestre alcançou um novo marco, sendo recebida neste Pavilhão para inaugurar sua exposição no espaço que irá durar por todo o mês de janeiro e fevereiro.

Continuar lendo >>

O Hatsugeiko de 2024 e as boas vindas ao Ano Novo

Publicado em 24 de janeiro de 2024  |  Categoria Notícias

Em celebração à passagem do ano novo e à chegada de um novo ano na história do Instituto e de seus frequentadores, o grupo de Ikebana do Instituto Cultural Brasil Japão realizou em 24 de janeiro o Hatsugeiko de 2024, ou “primeira prática” em tradução literal. Prática costumeira no Instituto há mais de 15 anos, […]

Continuar lendo >>

Encontro de Encerramento das Atividades Culturais para 2023

Publicado em 21 de dezembro de 2023  |  Categoria Notícias do ICBJ

Na sexta feira do dia 15 de dezembro, membros das Academias Nipo-Brasileira de História e Cultura e de Literatura reuniram-se para um último encontro do Núcleo de Haikai, emendando uma confraternização para encerrar o ano letivo e refletir sobre as atividades de 2023.

Continuar lendo >>

Consulado Geral apresenta a exposição “Calendários do Japão 2024”

Publicado em 12 de dezembro de 2023  |  Categoria Notícias do ICBJ

Com duração até o dia 16 de fevereiro, o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro deu início à exposição “Calendários do Japão 2024”, com mostras de calendários temáticos da cultura japonesa, em suas artes e paisagens. Para aqueles que desconhecem, o Consulado Geral está localizado no número 200 da Praia do Flamengo, sala 601.

Continuar lendo >>

ICBJ realiza seu 1º Fórum de Cultura Nipo-Brasileira

Publicado em 28 de novembro de 2023  |  Categoria Notícias do ICBJ

O ICBJ realizou em novembro o seu primeiro Fórum Cultural Nipo-Brasileiro, com as presenças do ex-ministro do STJ Massami Uyeda e o mestre shamisen Yuzu Akahori

Continuar lendo >>
Precisa de ajuda?