PROVA DE KANKEN

O ICBJ é o órgão reconhecido e designado pela Associação Kanken do Japão para receber as inscrições e aplicar o exame de proficiência em kanji para o Estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. 

“O Kanken é muito popular entre próprios japoneses. Para estrangeiros, o exame certifica o conhecimento e quem obtém o certificado comprova ainda mais a sua habilidade e certamente é um diferencial no currículo”, explica a coordenadora do curso de japonês do ICBJ (Instituto Cultural Brasil Japão), Toyoko Yamashita.

Os testes de qualificação vão do nível 10 (mais baixo) ao 2 (mais alto). “O nível 1 é aplicado apenas no Japão”, comenta Toyoko. A duração da prova também varia conforme o nível escolhido. Dos níveis 10 a 8, a duração é de 40 minutos. Do 7 ao 2, são 60 minutos.

Vão até 31 de agosto as inscrições para Kanken, o exame de proficiência em kanji (ideograma da língua japonesa). Pode participar qualquer aluno de língua japonesa, de todo o Brasil. A prova é aplicada apenas uma vez por ano e, em 2017, será no dia 28 de outubro, no próprio ICBJ, única instituição reconhecida e designada pela Associação Kanken do Japão para receber as inscrições e aplicar o exame no estado do Rio de Janeiro.

Para se inscrever, os interessados devem escrever para icbjrj@gmail.com. Mais informações pelos telefones (21) 2240-2024 / (21) 2220-7877, das 9h às 19h.

Local de realização do exame: ICBJ (Av. Franklin Roosevelt – 39, 15º andar)

Data de realização do exame: 28/10/17