Instituto Cultural Brasil-Japão promove debate sobre o street fashion x high fashion

No próximo dia 22/2, às 18h, o Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ) promove a primeira Sexta Cultural do ano. Com o tema “Street fashion x high fashion: estudos da moda japonesa”, o debate será conduzido por docentes do ICBJ.

A professora Raquel Mello, do ICBJ, falará sobre a construção da identidade e expressão cultural, moldada pela indumentária do street fashion (ou “moda de rua”). Ela analisará fenômenos antropológicos cada vez mais comuns entre os jovens do arquipélago, como o caso das “lolitas”, “gyaru” e “cosplayers”, estes últimos populares até mesmo em outros países, como Brasil e Estados Unidos, para onde a cultura pop se expandiu.

Já a professora Luiza Vieira, do curso de Indumentária Japonesa do ICBJ, conduzirá o debate a outro campo da moda japonesa, os estudos da moda de grife no high fashion. O intuito é analisar como a cultura japonesa influencia a moda ocidental com grandes nomes que revolucionaram a estética, desde os estilistas Kenzo Takada e Yohji Yamamoto até a revolução artística pelas mãos de Rei Kawakubo e Issey Miyake. 

O projeto Sexta Cultural é um evento promovido mensalmente pelo Instituto Cultural Brasil-Japão com o objetivo de fomentar a discussão de temas relevantes e atuais, que atuem tanto na promoção e como no aprofundamento de questões relacionadas à cultura japonesa.

 

Sexta Cultural – Street fashion x high fashion: estudos da moda japonesa

A Moda Urbana Japonesa e sua Expressão Cultural: Lolita, Gyaru e Cosplayers – Prof.ª Raquel Mello

O Japão nas Passarelas: de Yamamoto a Issey Miyake – Prof.ª Luiza Vieira

Dia: 22/02 (sexta-feira)

Horário: 18h

Local: Avenida Franklin Roosevelt, 39, 15º andar, sala 1507

Inscrição gratuita: eventos@icbj.com.br

ICBJ_Sexta_Cultural

2 thoughts on “Instituto Cultural Brasil-Japão promove debate sobre o street fashion x high fashion

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *