Topo
Whatsapp
Published date Publicado em 27 de dezembro de 2020

Estamos às vésperas do ano 2021!… É o Ano do Boi! O boi é independente, responsável, disciplinado e muito trabalhador. Gosta de rotinas e valoriza as tradições. O Ano do Boi traz a ambição, a determinação, a ordenação e o ritmo necessário para o alcance de objetivos. Promete ser um ano em que o senso de responsabilidade e o trabalho laborioso estarão em destaque. O sucesso virá com a ordem, o planejamento metódico, o pensamento lógico, a disciplina e a ação direcionada. Todos esses prognósticos já estão presentes e ativos nas equipes que atuam no Instituto Cultural Brasil-Japão.

As entidades parceiras e seus membros, como a Aliança Nipo-Brasileira de Karate-Do, o Instituto Japão-Brasil de Jiu-Jitsu Tradicional (Instituto Mitsuyo Maeda) e as recém-criadas Academias Nipo-Brasileiras de Estudos já estão afinadas com esse tipo de atuação. A operacionalização de suas propostas nos espaços adequados da filial de Laranjeiras (Rua Alice, 1.150) já apontam para o sucesso de suas atividades. É o que se espera do Ano do Boi!

Atividades que não puderam realizar-se, em 2020, devido aos protocolos da Pandemia da COVID-19, certamente acontecerão em 2021. Os espaços do Riocentro que abrigavam os saudáveis e atraentes eventos da Rio Matsuri, com grande afluência de público, muita animação e oferta diversificada de atrações, foram tomados pelos hospitais de campanha da COVID-19, com gemidos e ranger de dentes e seguidos momentos de dor e de luto… Meu Deus! O ano de 2021 – se Deus quiser! – nos trará um novo quadro!

Adeus, Ano Velho!… Se deixou cicatrizes, deixou também inescapáveis lições de esperança e de otimismo, como a inauguração dos novos espaços de Laranjeiras! E é com esse espírito que devemos comemorar a chegada do Ano Novo, que traz, em seu bojo, novas oportunidades para a realização de um trabalho conjunto, solidário e salutar, com resultados bastante significativos tanto para as instituições parceiras e coirmãs quanto para seus integrantes e para todos nós. SHINNEN AKEMASHITE OMEDETOO

João Baptista de Oliveira
Diretor-Secretário