O Instituto Cultural Brasil-Japão convida a todos para debate da obra “O Navio-Caranguejeiro”, de Kobayashi Takiji (conhecido como grande autor do proletariado), que acontecerá no dia 24 de maio, às 18h, no salão do ICBJ.
O debate terá mediação realizada pela diretora cultural do ICBJ, Bernardina de Oliveira; do professor de História & Cultura Japonesa do ICBJ, Douglas Almeida; e de Mateus Nascimento, pesquisador de História Japonesa formado pela UFF, membro do grupo de estudos Tempo Literários do ICBJ.
O Clube do Livro integra o Núcleo Tempo Literário ICBJ, dedicado à discussão de diversas publicações ligadas à cultura japonesa.
Sobre a obra:
O Navio-Caranguejeiro, publicado em 1929 na revista Bandeira Vermelha (Senki), retrata a história de homens que trabalham sob condições desumanas a bordo do Hakukõ-Maru, um navio-fábrica destinado a pesca e processamento de caranguejo.
A narrativa se passa nos gélidos e desolados mares ao norte do Japão e sudoeste da Rússia. Além de enfrentar as adversidades dessa região hostil, a tripulação, composta por trabalhadores simples vindos de regiões pobres do Japão, era obrigada a conviver com os perigos de navegar em uma embarcação em estado decrépito, com as condições insalubres de suas instalações e com a mão-de-ferro do temível superintendente Asakawa.
Ao decorrer da jornada, os homens eram alertados diversas vezes que deviam suportar o trabalho em “prol do Império do Japão”, e que seu sacrifício era em nome da soberania de sua nação sobre as colônias e, principalmente, sobre a Rússia, arqui-inimiga do império.
Após longo período de maus-tratos e serem constantemente forçados a trabalhar sob tortura – física e psicológica -, o grupo de proletários arma um motim com o objetivo de reverter a terrível situação.
Nesse link também é possível obter uma cópia da tradução do livro.
Clube do Livro – “O Navio-caranguejeiro”, de Kobayashi Takiji
Dia: 24 de maio (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: Salão do Instituto Cultural Brasil-Japão (Avenida Franklin Roosevelt, 39, 15º andar)
Contatos: [email protected] / (21) 2240-2024 ou (21) 2220-7877
Entrada franca.