Topo

No dia 21 de agosto, foi realizada uma cerimônia memorável de condecoração no Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro. Nesta, o Presidente do ICBJ, o Dr. Sohaku Bastos, recebeu a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata.

A honraria veio em reconhecimento dos méritos do Presidente do ICBJ pela sua longa contribuição na divulgação e cultivo da cultura japonesa em terras brasileiras. Na presidência do Instituto desde 2015, antes desse período o Presidente Sohaku esteve por mais de uma década como membro do Conselho Deliberativo, totalizando mais de duas décadas de zelo pelo ICBJ e, por conseguinte, pela cultura japonesa em terras cariocas.

Sohaku Bastos é o nome de sacerdócio do atual Presidente do ICBJ, que é monge ordenado no Japão e iniciou seus caminhos no budismo pela escola budista Soto Zenshu, no bairro da Liberdade. Iniciado à cultura japonesa na juventude pelas artes marciais, sua vida sempre teve forte vínculo com o karatê. Além disso, suas atenções se voltaram aos cuidados do corpo e da mente, aliando ao ofício do sacerdócio o exercício da medicina oriental. Nesse sentido, fundou a Academia Brasileira de Arte e Ciência Oriental (ABACO) e o Colégio Brasileiro de Acupuntura e Medicina Chinesa (CBA).

A Condecoração

A cerimônia do dia 21 de agosto contou com a presença em peso da diretoria do ICBJ e os familiares do Presidente Sohaku, bem como representantes de entidades culturais nikkeis no Rio de Janeiro como o Renmei. A condecoração e a entrega do diploma, outorgado pelo Imperado Naruhito, foi feita pelo Consul Geral Takashi Manabe. O nome do Presidente Sohaku Bastos foi listado com mais sete pessoas para receber a honraria desde o começo do ano. Além do Presidente, estavam representantes de entidades nikkei em Curitiba e no Rio Grande de Sul, ex-políticos e intelectuais a serviço dos estudos sobre a cultura japonesa.

A Ordem do Sol Nascente é uma condecoração que nasceu com o Edito Governamental Nº54, no oitavo ano da Era Meiji (1875), que formou a base para as demais condecorações estabelecidas até 1937. Elas são dedicadas aos méritos e ao reconhecimento dos serviços prestados dentro e fora do Japão em várias esferas sociais, salvo as militares. As cerimônias bienais de condecoração recebem ampla cobertura midiática e dão prova do valor dado às empreitadas culturais japonesas, nacional e internacionalmente.

Precisa de ajuda?