Acompanhado as transformações próprias da vida, a arte do Ikebana, que tem suas origens nas oferendas de flores nos altares budistas no século VI, também passou a expressar suas criações através de novas formas e materiais. O Ikebana tem possibilidades ilimitadas, apresentando-se em diversos estilos. Seja qual for o estilo adotado, a essência do Ikebana é expressar o belo.
Quando as palavras mudas das plantas, seus movimentos silenciosos são captados, podemos intensificar nossas impressões através de uma forma traduzida em Ikebana. Um trabalho pode mostrar a beleza de um singelo desabrochar de uma flor ou sugerir a magnificência de uma paisagem. Mais do que a simples reprodução do contorno que a planta apresentava em seu ambiente original, há a criação com galhos, folhas e flores, que embora tenham sido cortados e removidos da natureza ainda se mantêm vivos. A continuidade desta vida está nas mãos de quem executa o Ikebana Em cada momento, plantas e homens respondem a um ambiente em eterna mutação, onde o ser humano busca constantemente identificar-se com a natureza, utilizado o Ikebana como uma forma de interpretá-la dentro de um sentido pleno formado através de vários séculos. Esta arte sintetiza a própria essência da alma japonesa, refletindo na beleza do arranjo criado, o significado da existência humana como parte da natureza e o resultado desta sublime interação.
Como um poema ou pintura de flores, o Ikebana não apenas exprime a beleza intrínseca das flores, mas também a busca contínua do ideal de belo de nossos corações, e a sua integração harmônica ao cotidiano urbano. Que a beleza do Ikebana sirva cada vez mais para promover a união dos povos.
Escola Seigetsu
As aulas são ministradas pela Escola Seigetsu de Ikebana. É uma escola que mescla o rigor da forma com a sensibilidade da época, sendo considerada como uma escola de estilo contemporâneo. Ela baseia-se nos princípios do Chado (cerimônia do chá), e dá ao importância ao Ikebana diretamente relacionado ao cotidiano, na busca incessante da beleza de um objeto ou material, vivificando-os ao extremo, fazendo emergir a simplicidade, clareza e o requinte de um arranjo floral.
Horário das Aulas
As aulas de Ikebana acontecem 1 vez por mês nos seguintes horários:
Turma 1: 10:00h às 12:00h (Quinta-feira)
Turma 2: 13:00h às 15:00h (Quinta-feira)
ATENÇÃO: Para saber o dia exato que a aula vai acontecer o interessado deve solicitar com a secretaria do ICBJ no WhatsApp.