No próximo dia 5 de novembro, às 19h, a Academia Nipo-Brasileira de Estudos e Literatura Japonesa do ICBJ, em parceria com a Blooks Livraria, inicia o curso “Do que falamos quando falamos de Haruki Murakami?”, atualmente considerado um dos autores mais importantes da literatura japonesa.
Ao todo, serão realizados quatro encontros, em que serão apresentados alguns dados biográficos e de contextualização, alguns conceitos centrais na sua obra e a questão das adaptações para o cinema.
A discussão será conduzida por Mateus Nascimento, pesquisador associado do Núcleo de Estudos Tempo Literário do Instituto Cultural Brasil-Japão e do MidiÁsia/UFF, Grupo de pesquisa em mídia e cultura asiática contemporânea.
“Estudaremos o autor e como seus textos representam uma voz incontornável para entender o momento contemporâneo do mundo. Os conteúdos de suas histórias são verdadeiras amostragens de sua interpretação dessa contemporaneidade, sobretudo quando tratam da crise do indivíduo e das saídas adotadas por este para encará-la”, resume Mateus.
O curso é aberto a todos os interessados nas obras do autor, já traduzidas para mais de quarenta idiomas. “A rigor, Murakami fala de, pelo menos, três ideias: a viagem, o suicídio e a separação (relacional). Justamente por esse caráter de apresentação, os encontros estão abertos para diversos tipos de leitores, inclusive aqueles que nunca o leram”, explica o professor.
Cronograma e descrição das aulas
5/11: Encontro 1 – Lugar da literatura japonesa no mundo
O assento e o acento do pop
Haruki Murakami, 1949 – Que Japão é esse?
Leitura para o encontro 2: Ouça a canção do vento (editora Alfaguara)
12/11: Encontro 2 – Murakami pelas suas obras
Introdução retrospectiva
A literatura como contrafirmação
Ouça a canção do vento, Pinball 1973 e Caçando Carneiros: a trilogia do Rato
O homem murakamiano entre a morte e a fuga no tempo presente
Leitura para o encontro 3: Sono
19/11: Encontro 3 – Murakami fala de Murakami
Exercício de leitura comentada de entrevistas selecionadas, acompanhada de breve comentário sobre Sono:
Blog da Companhia das Letras – disponível em: http://www.blogdacompanhia.com.br/conteudos/visualizar/Uma-conversa-com-Haruki-Murakami
Entrevista a Raquel Garzón do jornal El país – disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/21/eps/1548073413_533993.html
Suas conversas com Sean Wilsey e Ben Naparstek – formato físico distribuído no dia
26/11: Encontro 4 – Adaptações dos livros de Haruki Murakami para o cinema: Norwegian Wood e Burning
Sobre o autor
Nascido em Quioto (antiga capital do Japão), em 1949, Haruki Murakami teve suas obras traduzidas para mais de 40 idiomas, com milhões de exemplares vendidos, e possui na bagagem importantes prêmios, como o Yomiuri e o Franz Kafka, em reconhecimento a sua produção.
Sobre o professor Mateus
Mateus Nascimento é mestrando do programa de pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF) e graduado em História pela mesma universidade (2017). Também é idealizador e pesquisador efetivo do Centro de Estudos Asiáticos (CEA-UFF), pesquisador associado do Núcleo de Estudos Tempo Literário do Instituto Cultural Brasil-Japão e do MidiÁsia/UFF, Grupo de pesquisa em mídia e cultura asiática contemporânea. Membro da Red Iberoamericana de Investigadores en Anime y Manga (RIIAM) e da Academia Nipo-Brasileira de Estudos de Literatura Japonesa, do Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ).
Sobre a Academia Nipo-Brasileira de Estudos da Literatura Japonesa (ANBLJ)
A Academia Nipo-Brasileira de Estudos da Literatura Japonesa (ANBLJ) integra o projeto das Academias Nipo-Brasileiras de Estudos do Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ). Seu foco é estudar, produzir e divulgar conhecimentos sobre a literatura japonesa. A Academia investiga as mais variadas expressões do tema, sobretudo, textuais e midiáticas, bem como as suas aparições nas mais variadas temporalidades, pautando-se pela dinâmica da leitura e discussão em colegiado.
SERVIÇO
Curso: “Do que falamos quando falamos de Haruki Murakami?”
Local: Estação NET Botafogo – Rio de Janeiro, RJ
Período: 4 encontros, de 5 a 26 de novembro, das 19h às 20h30
Ministrado por Mateus Nascimento (http://lattes.cnpq.br/4571522890526237)
Público: Livre
Realização: Blooks Livraria, em parceria com a Academia Nipo-Brasileira de Estudos e Literatura Japonesa do Instituto Cultural Brasil-Japão.
Apoio: Estação NET CINEMAS
Inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/do-que-falamos-quando-falamos-de-haruki-murakami-__676116