Em celebração à passagem do ano novo e à chegada de um novo ano na história do Instituto e de seus frequentadores, o grupo de Ikebana do Instituto Cultural Brasil Japão realizou em 24 de janeiro o Hatsugeiko de 2024, ou “primeira prática” em tradução literal.
Prática costumeira no Instituto há mais de 15 anos, o Hatsugeiko também costuma envolver a primeira prática de outras modalidades culturais como judo, chanoyu, oshie, shodo e origami. No caso do ikebana, o Hatsugeiko implica noutra prática com uma carga simbólica a mais: o Hatsuike (primeiro arranjo). O Hatsuike, além de ser a primeira prática de ikebana do ano, também é uma reunião geral com as demais praticantes da arte, onde é comemorado o advento do ano novo com seus prospectos e expectativas para 2024.
“No ano novo você celebra uma nova perspectiva, de forma positiva, com uma forma de renovar as energias, tentando sempre melhorar e pensar no ano que passou. Esse é o sentido do Hatsugeiko.”. Com essas palavras, a Sr.ª Marta explicou às participantes presentes o propósito da atividade durante a confraternização.
No mesmo espírito deste Hatsugeiko, desejamos um feliz 2024 repleto de realizações e avanços nas vidas das pessoas que compõe e visitam o ICBJ.