Ikebana é uma arte tradicional japonesa de arranjos florais. O Budismo quando chega ao Japão, por volta do século VI, traz o hábito de ornamentar os altares, e com a influência dos conceitos filosóficos do Zen Budismo e da corte refinada e conturbada do período Heian (a partir do século VII), Ikebana passa a ser considerada como Arte, pois percebe-se que os elementos da natureza e a suas formas, são ferramentas para expressão de sentimentos e dão significado à existência humana.
⠀
Assim, IKEBANA é conhecida também como KADO, ou “caminho” através dos arranjos. Isto quer dizer que em um arranjo floral Ikebana, todo material utilizado, tais como flores, galhos, folhas, são colocados da maneira mais natural possível, sempre tendo em vista a harmonia, assimetria e equilíbrio.
Esta arte sintetiza a própria essência da alma japonesa, refletindo na beleza do arranjo criado, o significado da existência humana como parte da natureza e o resultado desta sublime interação
Como um poema ou pintura de flores, o Ikebana não apenas exprime a beleza intrínseca das flores, mas também a busca contínua do ideal de belo de nossos corações, e a sua integração harmônica ao cotidiano urbano. Que a beleza do Ikebana sirva cada vez mais para promover a união dos povos.
Atualmente, existem centenas de estilos/escolas, e no ICBJ são oferecidas aulas da Escola Seiguetsu, é uma escola que mescla o rigor da forma com a sensibilidade da época, sendo considerada como uma escola de estilo contemporâneo. Ela baseia-se nos princípios do Chado (cerimônia do chá), e dá ao importância ao Ikebana diretamente relacionado ao cotidiano, na busca incessante da beleza de um objeto ou material, vivificando-os ao extremo, fazendo emergir a simplicidade, clareza e o requinte de um arranjo floral.
Saiba mais sobre as aulas, Clique aqui.
Siga o instagram do ICBJ (@icbj.rj).