Ikebana: exposição de arte japonesa no Forte Copacabana
Oficinas gratuitas de “upcycling” também fazem parte da programação
De 22 e 31 de março, o público poderá conferir a tradicional exposição de ikebana (técnica de arranjos florais da cultura japonesa), além de oficinas gratuitas, no Forte de Copacabana. A exposição funcionará das 10h às 18h.
Na sua décima edição, a mostra traz a esse cartão postal da cidade cerca de 25 arranjos, feitos com o tema do “upcycling”, um processo em que subprodutos, resíduos e materiais sem uso são transformados e renovados, tornando-se melhores em qualidade e ecologicamente corretos.
A programação inclui ainda oficinas gratuitas, que serão promovidas nos dias 23, 24, 29, 30 e 31 de março (entre 15h e 17h). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].
A arte do ikebana tem sua origem nas oferendas de flores nos altares budistas do século VI. Apesar desta tão marcada característica tradicional, o ikebana também passou a expressar suas criações através de novas formas e materiais, estando assim em conexão com as ilimitadas possibilidades em que se pode expressar a beleza.
O evento é promovido pelo Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, Instituto Cultural Brasil-Japão, Escola Seiguetsu – filial Rio de Janeiro e Fundação Japão, com apoio do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana.
EXPOSIÇÃO DE IKEBANA – UPCYCLING
Período da exposição: de 22 a 31 de março de 2019 – terça a domingo, das 10h às 18h
Oficinas gratuitas de ikebana: 23, 24, 29, 30 e 31 de março (entre 15h e 17h)
Inscrições para participar das oficinas: [email protected]
Local: Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana
Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco, 1 – Copacabana (próximo ao Posto 6)
Entrada da exposição: franca
OBS: Para ter acesso ao Forte de Copacabana e suas dependências, é necessário o pagamento de ingresso.
Inteira: R$ 6,00
Meia: R$ 3,00 (professores da rede pública, estudantes, maiores de 60 anos e portadores da ID Jovem)
Promoção do evento: Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, Instituto Cultural Brasil-Japão, Escola Seiguetsu – filial Rio de Janeiro e Fundação Japão
Apoio: Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana