Topo
Whatsapp
Published date Publicado em 23 de setembro de 2021
Essa expressão, “OSS”, nasceu na Escola Naval Japonesa para ser uma resposta universal: “sim”, “por favor”, “obrigado”, “entendi”, “desculpe-me”... Ao invés de falar “hai”, “ok”, você fala “oss”.


O que significa “Oss”?

“OSS” – (おっす) é uma expressão usada pelos praticantes de artes marciais e sua transcrição/leitura exata é OSU. Formada por dois caracteres 押す/osu (pressionar) + 忍ぶ / shinobu (suportar), significa literalmente “perseverança sob pressão”. O segundo caractere não é pronunciado.

Essa expressão, nasceu na Escola Naval Japonesa para ser uma resposta universal: “sim”, “por favor”, “obrigado”, “entendi”, “desculpe-me”… Ao invés de falar “hai”, “ok”, você fala “oss”.

Dica de japonês, por Sanae Hirose (@sanae.hirose): “Oss” é um grito para dar força, coragem. Mas de onde vem essa palavra? Originalmente, vem de “ohayou gozaimasu”「おはようございます。」, “bom dia” em japonês que, com o tempo transformou-se em “ohayossu”「おはよーっす」, até virar “osu”「おす」 . Como é um grito e são só a primeira e última sílaba do cumprimento, é escrito em hiragana, pois não tem significado algum. Mas você já deve ter visto em sites, camisetas e mídias, em kanji「押忍」. Aqui acontece o que chamamos de “ATEJI”, quando o kanji é escolhido por seu valor semântico e fonético. O primeiro kanji significa “empurrar” e o segundo, “suportar”, “perseverar”, e juntos transmitem a ideia de “suportar a pressão”. Hoje, “oss” é usado também como cumprimento entre os jovens.

Saiba mais sobre o ICBJ.

Siga o instagram do ICBJ (@icbj.rj).