ICBJ APOIA E PARTICIPA DO DIA MUNDIAL DO JUDÔ

ICBJ_APOIA_E_PARTICIPA_DO_DIA_MUNDIAL_DO_JUDO

Associação Nagai, o Plantando o Amanhã, o Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ) e o Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro convidam para o FESTIVAL DE JUDÔ E CULTURA DO JAPÃO, em comemoração ao DIA MUNDIAL DO JUDÔ, a realizar-se neste sábado (dia 26 de outubro), na quadra do Plantando o Amanhã, no Shopping Nova América.

Na parte da manhã, haverá oficinas culturais de origami (dobradura de papel), com a profª Mirian Nigri, shodô (caligrafia) com a profª Chizu Katayama, do ICBJ, mangá com o profº Luis Vila Nova e taiko (tambores) com o grupo Rio Nikkei Taiko. Haverá também apresentação de Judô (Embu Judô) dos alunos da Associação Nagai, uma espécie de ballet esportivo, um espetáculo desenvolvido pelos próprios alunos a partir de um trabalho de pesquisa, que reforça a proposta sociopedagógica da Associação Nagai de integrar esporte, arte e cultura. A tarde será dedicada ao festival de judô por equipes, entre os alunos da Associação Nagai de Judô, dos Projetos Sociais Malacacheta e Plantando o Amanhã (Programa Social do Shopping Nova América e Rede Cruzada).

Venha conhecer um pouco mais do universo da cultura japonesa!

SERVIÇO

DIA MUNDIAL DO JUDÔ

Data: 26 de outubro de 2018 (sábado)

Horário: de 09h às 18h

Local: Quadra do Plantando o Amanhã – Rua Pastor Martin Luther King Junior, 126 – Del Castilho, Rio de Janeiro (Anexo ao Estacionamento G4, Deck 2 do Shopping Nova América)

Entrada franca.

Sobre o Dia Mundial do Judô

O dia 28 de outubro foi escolhido pela Federação Internacional de Judô para celebrar esta arte marcial pois, no mesmo dia, comemora-se o aniversário de Jigoro Kano, criador do judô. Em seu “caminho suave” (tradução literal da palavra japonesa “judô”), Kano Sensei concebeu uma arte que ensina uma técnica de autodefesa e, ao mesmo tempo, busca o equilíbrio físico e espiritual de quem a pratica.

Sobre a Associação Nagai – http://www.associacaonagai.com.br

A Associação Nagai é uma tradicional academia de artes marciais, especializada em Judô, fundada em 1971 pelo 9° Dan de Judô, Sensei Tadao Nagai, que iniciou sua aturação no campo social em 2012, no Projeto Malacacheta, no Complexo do Alemão. Em 2014 a Associação Nagai, selou parceria com a Rede Cruzada e implementou o Judô no Plantando o Amanhã, programa social do Shopping Nova América. A Associação Nagai, dirigida pela ex-atleta campeã brasileira de Judô, Silvana Nagai, tem como objetivo utilizar o Judô como uma ferramenta de desenvolvimento humano. Nesse sentido, os alunos participam de atividades culturais e de fomento à pesquisa e o Judô é o meio para difundir valores morais e éticos essenciais para uma cultura cidadã. Para mais informações: 

Sobre o Plantando o Amanhã – https://redecruzada.org.br/unidade/plantando-o-amanha/

O Plantando o Amanhã é o programa social do Shopping Nova América que atua comprometido com a melhoria da qualidade de vida e transformação das comunidades do seu entorno. Administrado pela Rede Cruzada, o Plantando o Amanhã atende a crianças da primeira infância e investe na Educação pelo Esporte e na Educação Profissional, visando o desenvolvimento pessoal, a complementação da formação escolar e a facilitação do ingresso de jovens no mercado de trabalho.

Mais informações: (21)2240-2383 cultural@ri.mofa.go.jp 

Rejane Luna – Diretora da Associação Nagai de Judô: (21) 98856-5259

Realização

Associação Nagai de Judô

Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro

Instituto Cultural Brasil-Japão

Plantando o Amanhã

Informações do Consulado Geral do Japão