ICBJ PRESTA HOMENAGEM PÓSTUMA A YSSAMU TAKAO

O Instituto Cultural Brasil-Japão recebeu mais de cem convidados, em sua sede social, no dia 25/05, sábado, para a realização do Shijuukunichi, cerimônia budista tradicional, relativa aos 49 dias passados do falecimento de seu 1º Vice-Presidente, Yssamu Takao.

O ritual, embora inusitado para os não japoneses, revelou-se muito alegre e tocante e foi oficiado pelo monge budista Sohaku Bastos – também Presidente do ICBJ – que entoou o Busetsu Maka Hannya Haramita Shingyô (Sutra do Coração da Grande Sabedoria Completa).

Entre os convidados, prestigiando o evento, o Cônsul-Geral do Japão, Yoshitaka Hoshino, acompanhado do Cônsul Adjunto, Ken Kondo; o Presidente da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, Minoru Matsuura; o Vice-Presidente da RENMEI, Walter Yoshida; o Diretor da Escola Japonesa, Kiyoto Hikichi, com a esposa Miho Hikichi.

Toda a família do homenageado – Yssamu Takao –  liderada por sua viúva, Chisako Takao, foi posicionada ao lado da mesa principal para seguir o ritual e receber os cumprimentos de autoridades, diretores, conselheiros, professores, funcionários e demais convidados para o evento.

Vários oradores manifestaram-se sobre a relevante contribuição de Yssamu Takao para a Associação Nikkei do Rio de Janeiro, para o Instituto Cultural Brasil-Japão e outros. Não se economizaram elogios à pessoa e à dedicação do ex-1º Vice-Presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão.

Seguindo a tradição japonesa, o Shijuukunichi foi encerrado com um saborosíssimo serviço de comes e bebes, orientado pela Sra. Satiko Sakatsume, e confraternização de todos os convidados. Foi mais uma justa e merecida homenagem prestada a uma figura ímpar na história do Instituto Cultural Brasil-Japão.

João Baptista de Oliveira
Diretor Secretário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *