ICBJ promove palestra com professor da Universidade de Tóquio sobre economia chinesa

Akio Takahara

Na próxima segunda-feira, dia 25/11, das 14h às 16h, o professor e especialista em economia chinesa Akio Takahara, da Universidade de Tóquio ministrará a palestra “A atual economia chinesa na perspectiva do Japão”, na Casa Firjan, em Botafogo.

O evento gratuito é uma parceria do Instituto Cultural Brasil-Japão com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e com o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.

Para realizar inscrição, acessar diretamente a página:

https://www.firjan.com.br/eventos/palestra-a-atual-economia-chinesa-na-perspectiva-do-japao.htm

Programação:

14h – Abertura: Representantes da FIRJAN, ICBJ, Consulado Geral do Japão

14h10 – A atual economia chinesa na perspectiva do Japão

14h45 – Perguntas e respostas  

15h – As relações Japão-China no contexto das rivalidades Estados Unidos-China

15h45 – Perguntas e respostas  

16h – Encerramento 

Sobre o senhor Akio Takahara

Professor de Política Chinesa Contemporânea nas Faculdadades de Pós-Graduação em Direito e Política e Decano da Faculdade de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade de Tóquio.

Finalizou o seu PHD em 1988 pela Universidade de Sussex e, posteriormente, passou vários anos como professor visitante no Consulado Geral do Japão em Hong Kong, na Embaixada de Pequim, na Universidade de Pequim e no Mercator Institute for China Studies (MERICS). Antes de ingressar na Universidade de Tóquio, lecionou na Universidade J.F. Oberlin e na Universidade de Rikkyo.

Atuou como Presidente da Associação Japonesa de Estudos Asiáticos e como Secretário Geral do Comitê do Novo Século 21 da Amizade Japão-China.

Atualmente, é membro sênior da Fundação Tóquio para pesquisa de Políticas, membro adjunto sênior do Instituto de Relações Internacionais do Japão e membro destacado de pesquisa do Forúm de Relações Internacionais do Japão.

Suas publicações incluem A Política da Política Salarial na China Pós-revolucionária (Macmillan, 1992) e Relações Japão-China na era Moderna (Em co-autoria, Routledge, 2017).

Serviço

Palestra “A atual economia chinesa na perspectiva do Japão”

Data: 25 de novembro

Horário: 14h às 16h

Local: Casa Firjan (Rua Guilhermina Guinle, 211. Botafogo. Rio de Janeiro – RJ)

Inscrição e mais informações em: 

https://www.firjan.com.br/eventos/palestra-a-atual-economia-chinesa-na-perspectiva-do-japao.htm

Entrada gratuita