IMPRESSÕES DO JAPÃO

IMPRESSÕES DO JAPÃO
Período do evento: 06 de fevereiro a 22 de março de 2020
Local: Centro Cultural Correios
Endereço: R. Visc. de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Terça a Domingo – 12h00 às 19h00

ENTRADA FRANCA


Impressões da visão: Cartazes Japoneses – 7 Mestres do Design Gráfico
Com o oferecimento da Fundação Japão e curadoria da Bienal Internacional del Cartel en México, esta exposição itinerante apresenta obras representativas da diversidade da arte do design gráfico, incluindo exemplares que se conectam ao ukiyo-e, um gênero de estampa japonesa semelhante à xilogravura. Entre as obras expostas, será possível notar que, assim como no Brasil, também no Japão os cartazes são utilizados para a propaganda de produtos ou peças de teatro, mas também podem divulgar movimentos a favor da paz ou da preservação do meio ambiente.

Impressões do tato: a arte do origami
Exposição de origami coordenada por três grandes grupos expoentes da dobradura de papel no estado do Rio de Janeiro: Dobrando com Arte, sob a coordenação da professora Míriam Nigri Dana; Instituto Cultural Brasil Japão, sob a tutela da professora Leda Vaz; e Origami Niterói, liderado pela professora Kiyoko Itida Nagata.

Impressões do ser: palestras e oficinas culturais
Aos fins de semana, haverá um espaço dedicado a experimentação de alguns dos maiores expoentes da cultura japonesa, com palestra sobre artes marciais, oficinas de ikebana (arranjo floral), origami (dobradura de papel), mangá e taiko (tambores japoneses).

Impressões do tempo: calendários japoneses e peças de acervo
Pequena mostra de calendários cedidos pela Japan Association for Calendars and Culture Promotion, na qual pode-se perceber a passagem do tempo através de paisagens, jardins, roupas típicas, obras de arte, arranjos de ikebana e ilustrações. Os calendários poderão ser manipulados livremente pelo público. Compõem a mostra alguns itens de acervo do Consulado.

Impressões do esporte: DÔ: a caminho da virtude
Com o oferecimento da Japão House São Paulo, a mostra DÔ: a caminho da virtude desvenda a história, técnica e filosofia de seis das artes marciais japonesas. Estão em destaque os principais elementos, movimentos e conceitos do Aikidô, Kendô, Karatedô, Judô, Sumô e Kyudô.

Impressões da sétima arte: mostra de filmes

Aos fins de semana, haverá exibição gratuita de títulos selecionados a partir do acervo da Fundação Japão.
 
Programação completa em http://bit.ly/mesdojapao
Realização: Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro ǀ Inst. Cult. Brasil Japão ǀ Fund. Japão ǀ Japan House São Paulo
Apoio: Centro Cultural Correios RJ