PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS NA BIENAL (30 DE AGOSTO A 8 DE SETEMBRO)

O Instituto Cultural Brasil-Japão tem a imensa satisfação de participar do maior evento literário da América Latina como parceiro do Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro, em parceria também com a Fundação Japão. De 30 de agosto a 8 de setembro, estaremos no stand do Consulado, no Pavilhão 4 do Riocentro. 
 
Os visitantes poderão conhecer mais sobre o Japão em uma extensa programação que inclui: palestras, exposições, livros, bate-papos e diversas oficinas culturais (origami (dobradura de papel), haikai (poema curto), língua, literatura e história japonesas, história dos samurais, cultura pop, anime e muito mais).   
 
Confira abaixo a programação de oficinas culturais e palestras:
XIX BIENAL DO LIVRO NO RIO – JAPÃO PAÍS HOMENAGEADO
ATIVIDADES NO ESTANDE DO CONSULADO-GERAL DO JAPÃO NO RIO
 30/ago31/ago01/set02/set03/set04/set05/set06/set07/set08/set
 SEXSABDOMSEGTERQUAQUISEXSABDOM
11:00   Literatura    Estude no Japão 
12:00    OrigamiViajando pro JapãoOrigamiLíngua JaponesaLíngua JaponesaShodo XP
13:00   SamuraisOrigamiViajando pro JapãoOrigamiLíngua JaponesaLíngua JaponesaShodo XP
14:00OrigamiOrigamiOrigamiHaikai    14:30
Estude no Japão
 
15:00OrigamiOrigamiOrigami       
16:00       OrigamiOrigami 
17:00       OrigamiOrigamiImigração
18:00Língua JaponesaLíngua JaponesaViajando pro JapãoHaikaiLíngua Japonesa Viajando pro Japão Viajando pro JapãoHaikai
19:00Língua JaponesaLíngua JaponesaViajando pro JapãoHistóriaLíngua Japonesa Viajando pro Japão Viajando pro Japão 


Serão distribuídas senhas uma hora antes de cada sessão. 
Duração: 20 min + 10 min para perguntas

Como será cada oficina

Estude no Japão! Bolsa MEXT

Os ex-bolsistas irão contar as suas experiências e falar sobre as bolsas de estudos em universidades japonesas oferecidas pelo governo japonês, por meio do Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT).
 
Haikai & Haiku – Poema curto japonês
Principais características deste estilo literário e oficina prática para produção de seu próprio poema. Abordagem dos principais poetas japoneses, como o mestre Matsuo Bashô e de alguns representantes brasileiros.
 
História
Breves palestras sobre história japonesa, com objetivo de conhecer alguns pontos essenciais do passado. História antiga, período feudal, Japão moderno e contemporâneo serão abordados nestes encontros.
 
Imigração
Estudo introdutório sobre o processo migratório dos japoneses pelo mundo e principalmente sua vinda ao Brasil.
 
Língua japonesa
Cumprimentos básicos e auto-apresentação, além da introdução à forma de escrita, constituída por silabários (hiragana e katakana) e ideogramas, os chamados kanji. Recomendável a partir de 13 anos.
 
Literatura: Confissões, de Kanae Minato
Roda de conversa sobre a obra Confissões, da autora Kanae Minato, participante da Bienal do Livro no Rio neste ano. Este best-seller vendeu mais de três milhões de exemplares somente no Japão, com uma história de vingança, drama e violência.
 
Origami – Dobradura de Papel
Apresenta a técnica milenar de dobrar papel, que se popularizou durante o século XVIII. Hoje, o origami é uma das mais populares expressões artísticas japonesas. Oficina livre para todas as idades.
 
Samurais
Conheceremos os principais samurais da história japonesa e como influenciaram as épocas em que viveram. Alguns temas: estilos de combate, espada e arco e flecha e nascimento do Bushidô, a filosofia do guerreiro.
 
Shodo XP
Shodo XP tem por objetivo oferecer ao participante a experiência real de escrever a letra Kanji com pincel com suas próprias mãos. Para realizar tal experiência o participante fará uso de materiais originais utilizados no Shodo e será orientado a escrever dentro dos padrões caligráficos.
 
Viajando pro Japão express
Bate-papo sobre custos, roteiro de viagem e melhores destinos. Nesta conversa, o público irá aprender a montar um planejamento adequado aos seus interesses, além de receber dicas valiosas sobre melhor época para ir, cidades que valem a pena visitar e muito mais.

Mais informações no site do ICBJ, do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e da Bienal
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *