SEMANA DO JAPÃO (21 a 25/set) Evento online sobre Cultura Japonesa

 

SEMANA DO JAPÃO

Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro apresenta seu primeiro evento totalmente online

Não precisa pegar avião para sentir o Japão aí mesmo, dentro da sua casa. O Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Cultural Brasil Japão e profissionais independentes dedicados à divulgação da cultura japonesa, vão trazer um pouco da Terra do Sol Nascente sem você ter que sair de casa.

De 21 a 25 de setembro de 2020, a partir das 19h, o evento SEMANA DO JAPÃO apresenta um conteúdo cultural exclusivo e gratuito, com programação voltada ao público de todas as idades. Para participar, acesse a página do Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro no Facebook em https://www.facebook.com/JapanConsRio/ .

PROGRAMAÇÃO

21/set – MANGÁ

O professor Luis Henrique, fundador do Curso Prático de Desenho em Petrópolis, ensina técnicas do desenho em quadrinhos no estilo mangá.

22/set – ORIGAMI

As professoras Leda Vaz (ICBJ) e Miriam Nigri Dana (Centro de Artes Calouste Gulbenkian) demonstram como criar figuras utilizando dobraduras de papel. O origami ajuda na coordenação motora e concentração, além de ser uma diversão barata e acessível a todas as idades.

23/set – IKEBANA

A professora Marta Yamamoto (ICBJ / Escola Seiguetsu – filial Rio de Janeiro) apresenta a arte do arranjo floral utilizando materiais que podem ser encontrados perto de casa.

24/set – KAMI-SHIBAI e LITERATURA

Assessora cultural do Consulado, Elisa Celino conta histórias em kami-shibai, o teatro de papel. Surgindo há muito tempo com os monges budistas, como forma de ensinar lições de moral às pessoas, no século XX o kami-shibai se popularizou e contadores de histórias percorriam a cidade levando seu teatro às praças e esquinas.

Membros do Clube do Livro do ICBJ, Mateus Nascimento, Misao Katayama e Eduardo Teller falam sobre o livro “Confissões”, da autora Kanae Minato. Kanae Minato tem obras publicadas no Brasil e é best-seller no Japão e em diversos outros países. Também participou da Bienal do Livro no Rio em 2019.

25/set – CULINÁRIA

Takeo Shingu, chef na residência oficial do cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, ensina pratos simples e deliciosos para apreciar em casa todo o sabor do Japão.

Realização

Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro ǀ Instituto Cultural Brasil Japão