No dia 25 de janeiro último, aniversário dos 470 anos da cidade de São Paulo e aniversário dos 70 anos do Pavilhão Japonês do Parque Ibirapuera, marco da história da amizade nipo-brasileira, a exposição de haiga dos senhores Massami Uyeda e Bruno Silvestre alcançou um novo marco, sendo recebida neste Pavilhão para inaugurar sua exposição no espaço que irá durar por todo o mês de janeiro e fevereiro.
Em suas palavras de agradecimento pela oportunidade da exposição no Pavilhão Japonês, o diretor cultural Bruno Silvestre expôs o fato das lentes das câmeras que compõe as imagens do haiga serem uma oportunidade de contorno de sua deficiência visual, reunindo imagens de três viagens ao Japão, em 2015, 2017 e 2023. O visitante da exposição pode assim, à sua maneira, visitar o Japão por outra visão, um Japão para além de Akihabara, rico e diverso em suas paisagens.
A ocasião foi coberta pela mídia e nesta oportunidade, o presidente do Pavilhão Japonês, o sr. Cláudio Kurita, descreveu a estrutura do haiga, uma junção de imagens acompanhadas de um haicai, tercerto de cinco, sete e cinco sílabas, trazendo um pouco a mais do Japão para os visitantes do Pavilhão, mais do que já traz com sua arquitetura fidedigna aos jardins e casarões tradicionais da Terra do Sol Nascente. Destacou também as oportunidades de visita à exposição, de quinta à domingo, sendo as quintas-feiras dia de entrada gratuita.
Na mesma cobertura jornalística, o ex-ministro sr. Massami Uyeda descreveu de forma poética o haicai e o próprio ato de compor poesia. Definiu a exposição como a experiência culturalmente transcedente de duas culturas imanentes, a cultura japonesa e a brasileira. Descreveu o ato de escrever poesias como um ato de escrita da vida, sendo a poesia , inconsciência da beleza, presente em todas as suas instâncias.
Assim, o legado nipo-brasileiro se faz presente no aniversário da cidade de São Paulo, berço da imigração japonesa e lar da maior comunidade japonesa fora do Japão de todo o mundo. Convidamos a todos aqueles que puderem o prestígio da exposição e da beleza ímpar do Pavilhão Japones!
Para mais detalhes e fotografias do momento da exposição, consulte as postagens do perfil do Pavilhão Japonês em sua página no Facebook.