Topo
Whatsapp
Published date Publicado em 8 de julho de 2022

O mundo e a comunidade Nikkei acordaram hoje com uma triste notícia: a morte do ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzō Abe (安倍 晋三), aos 67 anos, após ser baleado.

This file is licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International license.
Attribution: 首相官邸ホームページ

Foi o primeiro-ministro que mais tempo permaneceu no cargo, durante 4 mandatos. No último mandato, renunciou devido a problemas de saúde. Foi também, o mais jovem premiê a assumir este cargo, após a Segunda Guerra Mundial.

Ficou conhecido mundialmente por implantar um conjunto de medidas econômicas ousadas, batizado de ABENOMICS, no seu segundo mandato em 2012.

O Abenomics tinha 3 pilares (ou 3 flechas, como chamava o governo japonês) que consistia em:

  1. Flexibilização Monetária;
  2. Estímulo Fiscal;
  3. Reformas Estruturais Corporativas.

Políticas à parte, Shinzō Abe fez história. Muitas vezes nem lembramos de nomes de ex-estadistas, mas impossível não lembrar do cara que saiu de um tubo vestido de Super Mario no Encerramento das Olimpíadas Rio 2016.

Estadistas de todo o mundo se disseram chocados com a notícia e lamentaram a perda de um grande líder. Oriundo de uma família de políticos, o ex-premiê ingressou na carreira política em 1982, aos 28 anos.

O Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, se disse “profundamente chocado com o ataque hediondo ao ex-premiê…”. “Meus pensamentos vão para ele e sua família”.

Shinzō Abe reflete toda a perseverança e resiliência do povo japonês: resistiu bravamente a uma doença crônica que o fez renunciar ao cargo duas vezes, governou por quase 9 anos sob uma popularidade tremenda que lhe rendeu admiradores e críticos pelo mundo todo.

Segundo a sabedoria popular japonesa,

“Deru kui wa utareru”
出る杭は打たれる

Cujo significado é: Se você se destacar, estará sujeito a críticas.

Com certeza, Shinzō Abe se destacou, foi criticado e entrou para a história! Descanse em paz,  安らかにお眠り下さい Yasuraka ni onemuri kudasai/ Abe-san。