O ICBJ teve a imensa honra e o prazer de receber em suas dependências a visita do Embaixador do Japão no Brasil, o Sr. Teiji Hayashi na terça-feira do dia 15 de agosto de 2023. A visita, simbólica, reforça a natureza diplomática do Instituto, fundado com o apoio dos então embaixadores Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda e Yoshiro Ando.
Antes de dirigir-se à sala reservada para a reunião com a diretoria do Instituto, o Embaixador Hayashi visitou uma exposição organizada pela equipe cultural do ICBJ, graças aos esforços conjuntos da Academia Nipo Brasileira de História e Cultura e da Academia Nipo-Brasileira de Literatura. A exposição condensou diversos projetos de forma resumida, tais quais a exposição de haiga, de autoria do Segundo Diretor Cultural Bruno Silvestre e do Ex-Ministro do STJ Masami Uyeda, o acervo de haikai em japonês do haicaísta Bokujo e o acervo de livros de literatura japonesa do Clube do Livro do ICBJ.
O Embaixador mostrou-se imensamente interessado na exposição, sendo informado em detalhes pelo Diretor Cultural, com o auxílio de Samuel Porfírio, integrante da Academia Nipo-Brasileira de Literatura, que vem trabalhando nas traduções dos poemas arquivados pelo Instituto.
Passou também o Embaixador pela galeria de registros fotográficos do Instituto, organizadas por Mateus Nascimento, também da Academia Nipo-Brasileira de Literatura, onde foram reunidas à mesa várias mostras de atividades exercidas no Instituto nas últimas décadas. Por meio destes registros pôde o Excelentíssimo Embaixador testemunhar o longo percurso do Instituto como elo de intercâmbio cultural entre o Brasil e o Japão.
Após as apresentações e cumprimentos prestados pelos Srs. Presidente Sohaku Bastos e Vice-Presidente Nakamura, o Embaixador Teiji Hayashi proferiu de volta algumas palavras para os presentes. Ele demonstrou-se impressionado com o que viu, rememorando uma conversa prévia com o Cônsul Geral Ken Hashiba, que o acompanhou à ocasião da visita, sobre as atividades culturais do Instituto.
Em vista das várias cidades que o Sr. Hayashi visitou neste um ano e meio de missão diplomática, ele categorizou os trabalhos realizados no ICBJ como algo especial. Pois tendo já conhecido diversas entidades nipo-brasileiras e entidades desportivas, este havia sido o seu primeiro encontro com uma instituição cuidada por brasileiros apaixonados pela cultura japonesa.
Ao tomar ciência do título do Presidente Sohaku Bastos como Cônsul Honorário do Sri Lanka, o Embaixador Teiji Hayashi lembrou-se do Embaixador Isumi, amigo mútuo de ambos, a quem o Sr. Presidente não tardou em lembrar. Aproveitou também parar pôr a Embaixada à disposição para o seu apoio às atividades futuras do ICBJ, mantendo viva sua história fundada por laços diplomáticos há mais de 60 anos, quando o Rio de Janeiro ainda era a capital federal.
Compartilhando as movimentações futuras da Embaixada com os presentes, expressou o Embaixador Hayashi suas tentativas de negociação com o governo do Distrito Federal para o estabelecimento de uma escola bilíngue português-japonês para o ensino médio, malgrado as dificuldades burocráticas. Ouvindo as experiências regressas do ICBJ como a Festa do Japão outrora realizada na Praia do Flamengo, o Embaixador expôs seu intento de reativar os festivais do Japão pelo Brasil, em sua maioria afetadas consideravelmente pela pandemia do Covid-19, relatando nesse sentindo a realização do Festival do Japão em julho deste ano em parceria com o Kenren, Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, divulgando experiências e know-how de como realizar festivais.
Com um memorável registro fotográfico, foi encerrada a reunião, onde a presidência do ICBJ e seus diversos diretores e colaboradores, acompanhados da equipe do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e o Excelentíssimo Embaixador Teiji Hayashi compareceram num só momento em uma ocasião extremamente importante para o Instituto. Após o registro, o visitante foi presenteado com uma lembrança e com um relatório de atividades culturais do ICBJ
A visita, incialmente planejada para durar meia hora, durou o dobro de sua duração prevista, graças à boa vontade do Embaixador que de maneira entusiasmada interagiu, observou e conversou com os presentes a respeito do Instituto, compartilhando até mesmo de um elo musical em comum, sendo a esposa do Embaixador e o Diretor Bruno Silvestre praticantes do tsugaru shamisen, ícone da identidade musical japonesa dentro e fora do Japão.
O ICBJ agradece à presença atenciosa e amistosa do embaixador neste 15 de agosto deveras especial para o Instituto.