É com muito prazer que anunciamos nossa participação como parceiro do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro na Bienal Internacional do Livro Rio, no Riocentro. De 30 de agosto a 8 de setembro, levaremos diversas atividades culturais na 19ª edição do maior evento literário do Brasil, que homenageará o Japão.
A programação de oficinas será realizada dentro do estande do Consulado, no Pavilhão 4, e permitirá ao visitante conhecer um pouco mais da cultura japonesa e seus valores através das artes e da língua.
“Participar de um evento como este tem um significado muito grande para nós. Além do incentivo à leitura e ao conhecimento, a homenagem ao Japão tem um sentido especial para nós, que também trabalhamos para difundir valores por meio dessa cultura tão rica”, comemora o presidente do ICBJ, Sohaku Bastos.
Veja aqui a programação completa de atividades
Presença de autores japoneses
Tendo o Japão como país homenageado, o evento contará também com a presença de autores da literatura japonesa, em visita ao Brasil pela primeira vez, que ministrarão palestras sobre diversos temas, desde mangá e games até assuntos mais específicos como monges, sumô e onmyodô:
– Kanae Minato, autora considerada pela crítica a rainha dos thrillers;
– Reiko Okano, mangaka (autora de mangá);
– Masami Toku, pesquisadora especialista em mangá;
– E o cineasta Macoto Tezka, filho de Osamu Tezuka, este considerado o pai dos quadrinhos japoneses.
Saiba mais sobre cada escritor aqui
Exposição itinerante “O poder do Shojo Mangá”
No mesmo estande, haverá a exposição itinerante “O Poder do Shojo Mangá”, que apresentará reproduções de desenhos produzidos especialmente para mangás japoneses publicados durante os anos 50 e 60. A mostra já participou de mais de 50 eventos, sobretudo na América do Norte e Ásia, buscando difundir a arte do shojo mangá, gênero dedicado ao público feminino.
Outras atrações
Os visitantes poderão ainda ler livros e mangás numa área de tatame no estande do Consulado. E, já em clima de contagem regressiva para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020, totens dos mascotes também ficarão expostos.
Sobre a Bienal
Parte do calendário oficial da cidade, a Bienal do Rio é o maior evento literário do país e espera receber centenas de milhares de visitantes. Só na última edição, em 2017, foram 640 mil pessoas. Para o leitor, é a oportunidade de aproximação dos seus autores favoritos e de conhecer muitos outros. Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates, bate-papos com personalidades e escritores, além das atividades culturais que promovem a leitura.
SERVIÇO
Japão na XIX Bienal Internacional do Livro no Rio / “Oficinas culturais de artes tradicionais e idioma japoneses”
Data: 30 de agosto a 08 de setembro
Inscrições para as oficinas: mediante senha distribuída com uma hora de antecedência
Local: Estande do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, no Pavilhão 4 do Riocentro
Endereço: Avenida Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ
Horário de funcionamento do evento: 2ª a 5ª (9h às 21h); 6ª (9h às 22h) e sábados e domingos (10h às 22h)
Ingresso: R$30,00 (inteira); R$15,00 (meia)
Classificação: Livre
Informações sobre as oficinas de artes tradicionais e idiomas: [email protected]
Informações gerais sobre o evento: https://www.bienaldolivro.com.br/
Realização: Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro, Instituto Cultural Brasil-Japão e Fundação Japão