PROGRAMAÇÃO CULTURAL – AGOSTO E SETEMBRO

Mês do Japão Rio - Consulado e ICBJ

A agenda cultural dos meses de agosto e setembro está repleta de atividades relacionadas à cultura japonesa! 

Esta realização faz parte do MÊS DO JAPÃO, uma série de eventos culturais no Rio de Janeiro sob a tutela do Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro, que conta com apoio do Instituto Cultural Brasil-Japão e da Fundação Japão

Confira abaixo mais detalhes:

– 19ª Edição da Bienal Internacional do Livro homenageia o Japão:

Instituto Cultural Brasil-Japão, em parceria com o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, participará da Bienal Internacional do Livro Rio, no Riocentro, que este ano homenageará o Japão. A programação conta com oficinas de artes tradicionais e idioma, além de debate com autores japoneses, exposição de Shōjo Mangá e muito mais.

Veja aqui a programação completa de atividades

Local: Riocentro, Pavilhão 4

Duração: 30 de agosto a 8 de setembro

Mais informações 

– EXPO ORIGAMI:

Dobras, vincos e cores transformam uma simples folha de papel em um objeto tridimensional – assim popularizou-se a arte japonesa do origami (dobradura de papel), conquistando pessoas de todas as idades ao redor do mundo. Em parceria com o Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro, o grupo Dobrando Com Arte apresenta uma exposição desta arte secular que vai muito além do tradicional tsuru, a ave japonesa que representa longevidade.

Local: Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro (Praia do Flamengo, 200 – 601 – Flamengo)

Horário: 9h as 12h30 e 14h as 17h30

Duração: 2 a 23 de agosto

Mais informações

– JAPÃO ANTES/DEPOIS – A exposição fotográfica retrata o passado e presente de Tóquio, a megalópole que atrai tantos olhares:

A exposição itinerante TÓQUIO ANTES/DEPOIS é composta por mais de oitenta obras representativas da cidade nos anos 1930 a 1940 em contraste com a década de 2010. Sob curadoria do crítico de fotografia Kotaro Iizawa, a mostra propõe-se a aprofundar o interesse do público sobre a cidade e suas diversas faces através de fotografias registradas em épocas e ângulos distintos. Tendo em vista os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020, esta é uma oportunidade única para conhecer a história da cidade e vê-la pelas lentes de um renomado grupo de fotógrafos.

Local: Caixa Cultural (Av. Almirante Barroso, 25 – Centro)

Duração: de 6 de agosto a 15 de setembro

Horário: terça a domingo, de 10h às 21h

Mais informações

– Mostra de Cinema Japonês

Com abordagem histórica, a Mostra de Cinema Japonês traz obras que representam o antes e depois da sétima arte vinda do Japão. Passeando por gêneros diversos que vão de drama até fantasia, destacam-se o filme de animação Em Busca das Estrelas, dirigido por Makoto Shinkai; e a comédia Thermae Romae, dirigida por Hideki Takeuchi.

Local: Caixa Cultural (Av. Almirante Barroso, 25 – Centro)

Duração: aos finais de semana, de 10 de agosto a 1 de setembro

Programação das sessões de cinema em: http://bit.ly/mesdojapao

OBS: Ingressos do cinema distribuídos no local com uma hora de antecedência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *