Topo
Whatsapp
Published date Publicado em 31 de maio de 2021

A culinária japonesa é imensa! Por isso, segmentamos esse conteúdo para trazer mais informações para você de maneira didática. E hoje vamos falar dos tipos de sushi – parte 1: Hosomaki, Uramaki, Futomaki, Gunkanzushi.

O Hosomaki é um tipo de sushi, bem simples e comum, porém muito apreciado. É um makizushi, arroz enrolado em uma folha de alga e que leva um só recheio.
Hosomaki

O Hosomaki é um tipo de sushi, bem simples e comum, porém muito apreciado. É um makizushi, arroz enrolado em uma folha de alga e que leva um só recheio.

Hoso quer dizer fino em japonês e é um makizushi com um diâmetro e largura de, aproximadamente, 2 cm.

O mais tradicional é o hosomaki de pepino conhecido como KAPPAMAKI. Esse nome é em homenagem a uma criatura da mitologia japonesa que se chamava Kappa e se alimentava de pepino.

Existem ainda o TEKKAMAKI, recheado com atum e o SHAKEMAKI, quando recheado com salmão. Outros recheios conhecidos são o kani, nabo em conserva e outros peixes.

Uramaki (裏巻き) é um tipo de sushi que vem com a alga marinha enrolada pelo lado de dentro e o arroz por fora: ura = reverso, de dentro e maki = enrolado.
Uramaki

Uramaki (裏巻き) é um tipo de sushi que vem com a alga marinha enrolada pelo lado de dentro e o arroz por fora: ura = reverso, de dentro e maki = enrolado. Este sushi não foi criado no Japão, mas foi bem aceito por sua versatilidade e pela sua versão mais famosa que é o “california maki”, que leva manga, pepino e kani.

Uns dizem que, por isso, ele surgiu na década de 70, em Los Angeles, pelo fato dos ocidentais sentirem uma certa repulsa da cor preta da alga marinha, nori. A solução foi colocar a alga para dentro.

Outros dizem que foi na década de 60, quando clientes reclamaram da textura da alga. Há a versão ainda, da aversão ao peixe cru. Seja lá qual for o motivo, o California Maki é um dos 3 sushis mais consumidos nos Estados Unidos e uma opção para quem não consome peixe cru.

É comum que esse tipo de sushi receba também alguns grãos de gergelim torrados ou flocos de peixe coloridos na parte de fora. Uma delícia!

O futomaki - 太巻き - é a versão grossa do makizushi ou sushi enrolado, com recheios diversos e servido fatiado. As opções de recheio podem ser diversas como, por exemplo, horenso, ovo, atum, shiitake, kanpyo, , pepino, manga, kani ou camarão.
Futomaki

O futomaki – 太巻き – é a versão grossa do makizushi ou sushi enrolado, com recheios diversos e servido fatiado. As opções de recheio podem ser diversas como, por exemplo, horenso, ovo, atum, shiitake, kanpyo, , pepino, manga, kani ou camarão.

Em japonês o adjetivo 太い (futoi) significa espesso, grosso. O futomaki é comum no Japão em épocas de festividades.

Gunkanzushi- 軍艦寿司 - sushi navio de guerra, conhecido também como gunkanmaki, é um sushi pequeno e ovalado.
Gunkanzushi

Gunkanzushi- 軍艦寿司 – sushi navio de guerra, conhecido também como gunkanmaki, é um sushi pequeno e ovalado.

A diferença desse sushi para os outros, é que se enrola o arroz em tiras de nori, à mão. O arroz fica até o meio do roll e o recheio é colocado por cima, no topo do sushi. Geralmente ovas de peixe, cream cheese ou peixe cortadinho.

Fique ligado(a) aqui no blog do ICBJ, porque em breve você vai ter a continuação dos tipos de sushi.

Saiba mais sobre nosso curso de culinária japonesa, Clique aqui.

Siga o instagram do ICBJ (@icbj.rj).